"A música é um exercício inconsciente de cálculos." Leibniz

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Um pouco de história com sólidos geométricos

Um pouco  de  história...  
                                                                                                        

Sabias que o maior sólido geométrico feito pelo homem  na Antiguidade é a Pirâmide de Quéops no Egipto,  e foi construída no século XXV a.C.
Esta construção é uma das sete maravilhas do Mundo e chegou quase intacta aos nossos dias.

Tem 147 metros de altura e a base quadrada tem de lado 230 metros.

Foi  feita com mais de dois milhões de blocos de pedra, pesando cada um deles, em média, 2.5 toneladas.

Sabias ainda que os Egipcios construiram cerca de oitenta estruturas do género desta pirâmide.



Donald e a Matemática

A matemática é uma ciência que nos resolve problemas





A matemática é uma ciência
Que nos resolve problemas.
Se ouvires com paciência,
Falo-te dos seus vários temas.

 A geometria é importante 
Para várias profissões.
Já imaginaste o que seria,
                                           Se a modista ou o arquitecto
                                          Não tivessem essas noções?


Quando contas, quando pesas,
Quando medes com rigor,
Não usas a matemática?
Usas, sim senhor!

Ela ajuda-te a conhecer
Aquilo que nos rodeia.
Como descrever as formas,
Como as distâncias medir?
Como usar a cabeça,
Adicionar ou subtrair?

O número da tua porta,
Na escola, o teu horário
O preço da doce torta,
Para o teu aniversário.

Vai de roda, vai de círculo
Cada um com o seu par,
Quando jogas à macaca,
O que estás a desenhar?

Os golos da tua equipa,
Não te enganes a contar.
A matemática está sempre presente,
Mesmo que seja a brincar.

Para nela teres sucesso,
É preciso trabalhar.
A tarefa não é difícil,
Vamos-nos lá empenhar!

António Prisa

Bem-vindos ao Blogue!


O blogue Sempre a MATHEMATICAR..com música, ainda em construção, foi criado com o objectivo de aproximar os meus alunos  da turma de 5º ano do Ensino Integrado de Música aos conteúdos matemáticos de uma forma diferente,  por forma a "espicaçá-los" a testar os conhecimentos adquiridos na sala de aula.
É minha pretensão também aprender a lidar com estas novas ferramentas, para além de publicar conteúdos, exercícios, desafios...

Conto com a participação de todos, através de comentários,  sugestões ou críticas construtivas, para que em conjunto consigamos sempre melhorar em prol de um objectivo comum: a melhoria da qualidade do ensino.

Sejam bem-vindos!