"A música é um exercício inconsciente de cálculos." Leibniz

sábado, 2 de junho de 2012

Exercícios resolvidos com razão e escalas....revisões









Razão:

Vamos recordar um acontecimento que estudaste em História e Geografia de Portugal.
A batalha de Aljubarrota, que se verificou no dia 14 de Agosto de 1385 foi determinante para a manutenção da independência de Portugal. Nesse dia defrontaram-se 6000 portugueses contra 30000 espanhóis. Sabes que  o exército português ganhou essa batalha, mas qual foi a razão? Ou seja cada militar português (em média) teve de enfrentar quantos militares espanhóis?


Resolução: 30000/6000 = 5

Resposta: Cada militar português (em média) teve de enfrentar 5 militares espanhóis.



Para recordar:
            Uma razão é uma forma de comparação entre dois números a e b (com  0≠b), calculando o quociente entre eles. 
Escreve-se  a:b ou a/b.


Na razão  a:b  ou a/b, os números a e b são os termos da razão, sendo a o antecedente e 
o consequente.






Problema 1: escalas

Num mapa, 1,5 cm representam 7,5 km. As localidades A e B distam em linha reta 20 km.
Qual é a escala do mapa?
7,5 km= 750000 cm


1-----------------x
1,5-----------750000

ou

1/x= 1,5/750000

x= 750 000:1,5=500 000



 Resposta: A escala do mapa é 1:500000


No mapa, qual é a distância entre A e B?
20 Km= 2 000 000 cm


1--------------------500 000
x------------------2 000 000

ou


1/500 000=x/2 000 000

x=2 000 000:500 000
x= 4 cm



Para recordar:
Escala é  a razão entre um comprimento no desenho e o correspondente comprimento real ( em cm ).







Problema 2: escalas

Numa maqueta dum aquário uma baleia está construída à escala de 1:80. Se o comprimento real do mamífero for 16 metros, qual é o comprimento do seu modelo?

16 m = 1600 cm
1------------------80

x-----------------1600

ou

1/80= X/1600   
 80 x X= 1600     

X= 20 cm 


Resposta: O comprimento é igual a 20 cm.


40 comentários:

  1. conseguiram fazer me lembrar o que é uma escala

    ResponderExcluir
  2. Estou a estudar para um teste de Matemática e não encontrava exercícios sobre escalas para as relembrar para este e para o exame.
    Obrigada, gostei bastante c:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. de nada nao nos custa nada ajudar

      Excluir
    2. eu agora ja sei que posso contar com esse site para fazer exercicios de matematca

      Excluir
  3. Isto nao presta e dizem que sabem matematica....

    Estou a brincar foi ótimo agora ja me lembro

    ResponderExcluir
  4. obrigada gostamos muito de saber que te ajudamos

    ResponderExcluir
  5. gostei...........precisava de recordar as escalas para o exame de matemática.......adorei obrigada

    ResponderExcluir
  6. também me ajudou.......e bastante.....obrigada

    ResponderExcluir
  7. NÃO TEM NADA A VER COM QUE ME ENSINAM NA ESCOLA LA É MAIS FACIL POIS VAI DIRETO NÃO ENROLANDO COMO VOCÊS.MAS AJUDOU

    ResponderExcluir
  8. Tenho teste Segunda feira e gostei muito :) Obrigado!

    ResponderExcluir
  9. nao tem exercicios nao presta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. devia ter olhos para ler o título: exercícios RESOLVIDOS com razão e escalas...revisão.

      Excluir
  10. gostei deste saite mas o material era fraco

    ResponderExcluir
  11. eu nao gosto de matematica,e acho que a única pessoa a gostar de matematica foi o einstein

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Einstein adorava a física e nao a matematica, ó génio!

      Excluir
  12. Ótimos exercícios, eu gostaria que publicasse mais desse conteúdo!

    ResponderExcluir
  13. Isto é de matemática ou geografia.
    Não entendi.
    E não me ajudou a estudar para geografia....
    Este site é .....

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Adorei...Me ajudou bastante,para mim estudar para o teste...

    ASS.: Anônimo

    ResponderExcluir
  16. gostei do site, parabéns aos envolvidos :)

    ResponderExcluir